sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Batata-doce assada, com molho de queijo



 



Ingredientes
(para 2) 

1 batata doce grande
150dl de óleo
150dl de azeite
1 ovo
1 dente de alho
1 coher (soda) rasa de mostarda
100gr de iogurte grego
¼ de queijo chevre
½ chávena (café) de leite
sal e cebolinho, q.b.
Preparação 

Lavar bem a batata, corta-la ao meio no sentido longitudinal, temperar com sal, voltar a juntar as metades e colocar num saco de assados (mais rápido) ou envolver em papel de estanho. Assar em forno pré-aquecido a 190º 

   

Entretanto colocar no fundo de um copo medidor, o ovo inteiro, o dente de alho, a mostarda, o sal e o óleo. Encostar a varinha magica no fundo do copo, apanhando todos os ingredientes e ligar. Pouco a pouco o óleo vai ser absorvido por uma massa de maionese que vai subindo, deve-se então subir lentamente a varinha para incorporar todo o óleo. Deitar então o azeite, em fio lento, batendo com a varinha em movimentos rápidos, de forma a empurrar o azeite para o fundo. Seguir o mesmo procedimento com o iogurte. Quando estiver tudo incorporado retirar a varinha e misturar o cebolinho cortado fino com a tesoura.

Por termos apenas duas mãos disponíveis a tarefa de misturar o azeite e o iogurte torna-se de certa forma complicada, o copo escorrega, é preciso controlar o fio de azeite, a colher do iogurte… O truque é humedecer ligeiramente um pano de cozinha e colocar por baixo do recipiente a mexer, ele vai torna-lo anti-derrapante.

Voltemos à receita.

Num tacho colocar o leite e o queijo Chevre, ou outro queijo cabra, em fatias. Em lume brando, deixar derreter completamente, retirar a pele que se soltou, deixar arrefecer e misturar na maionese.

Quando a batata estiver assada colocar no prato e deitar sobre ela uma dose generosa da maionese. Comer bem quente.


Fotografias de AM

Sem comentários: