quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Empada de Galinha


 

Ingredientes 

1 dose de massa de empada (ver receita)
1 frango
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher (sobremesa) de colorau
1 colher (sobremesa) de sal
½ limão
água, q.b.
1 cebola média
1 cenoura média
8 ou 10 cogumelos
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 ramo de coentros e salsa
4 ou 5 fatias de bacon
1 cálice de vinho branco
2 colheres (sopa) rasas de farinha
azeite, sal e pimenta, q.b.

   

Preparação


Tirar a pele do frango e colocar num recipiente fundo com 2 dentes de alho esmagados, 1 folha de louro, o sal, o colorau, o ½ limão e água suficiente para o cobrir. Deixar marinar de um dia para o outro.

No dia seguinte.

Desmembrar o frango. Ralar a cenoura, picar a cebola, os cogumelos, 2 dentes de alho, o bacon e a mistura de coentros e salsa.
Num tacho com um fio de azeite e em lume bem forte fritar o bacon com o alho até começar a alourar, juntar a cebola e a folha de louro, deixar alourar, e juntar a cenoura ralada e o frango. Quando o frango começar a ganhar cor, juntar o vinho branco. Baixar o lume e deixar cozinhar até que o frango esteja pronto. Nessa altura juntar os cogumelos e a salsa com os coentros, deixar ferver por 2 minutos, rectificar temperos. Retirar os pedaços de frango do molho e reservar. No molho juntar a farinha mexendo bem para não engrumar. Desfiar o frango e juntar ao preparado. Deixar arrefecer bem antes de rechear a empada. 

Entretanto Pré-aquecer o forno a 190º.
Com o rolo da massa estender 2/3 da massa bem fina, forrar o fundo da forma, rechear e cobrir com a restante massa igualmente fina. Fechar bem os bordos, e fazer um orifício no topo para servir de chaminé, este orifício serve para impedir a acumulação de humidades dentro da empada, o que faz com que a massa fique encruada. Decorar com as sobras, pincelar com o ovo batido e assar até estar com a cor desejada.


Fotografias de AM

Sem comentários:

Enviar um comentário