terça-feira, 29 de maio de 2012

Brioches de abóbora


 


Ingredientes

400g de farinha sem Fermento
200g de puré de Abóbora
1/2 saqueta de fermento tipo Fermipan
30g de manteiga
0,75dl de leite morno
60g de açúcar
1 gema de ovo
½ colher (café) de sal fino


Preparação

Cozer a abobora (+/- 400g em cru), escorrer bem, reduzir a puré, pesar 200g e juntar a manteiga. Deixar arrefecer.

Numa tijela misturar o fermento com 1 colher (café) de açúcar e o leite tépido, tapar e deixar fermentar por 10 a 15 minutos em local abrigado, antes de juntar ao preparado de abobora.

Colocar a farinha o sal e o restante açúcar numa taça grande e formar uma cova no meio, com a ponta dos dedos começar a misturar a pasta de abobora e fermento, sempre do centro para fora até toda a farinha ser absorvida. Trabalhar a massa até ficar homogénea, embora pegajosa, e começar a soltar-se das paredes da taça.

Polvilhar toda a massa com farinha envolver a taça num plástico colocar num local tépido, se necessário envolver numa manta. Deixar levedar por uma hora ou até duplicar o volume.


  


Forrar um tabuleiro com papel vegetal.

Quando a massa estiver levedada, dividir em 12 porções iguais, formar bolas e colocar no tabuleiro deixando +/- 1.5cm de intervalo entre elas para ficarem soltos ou encosta-las umas às outras para formar um bolo.


  

Tapar e deixar descansar por ½ hora antes de pincelar com a gema de ovo e levar ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 20 minutos.

Deixar arrefecer numa grelha.



Fotografias de AM 

Sem comentários:

Enviar um comentário