quinta-feira, 12 de julho de 2012

Pão de trigo s/ fermento

   

Ingredientes

75g de massa mãe (ver receita)
250g de farinha de trigo
4g de sal refinado
150ml de água

Preparação

Cuidadosamente para não engrumar dissolver a massa mãe na água morna.






Numa taça grande misturar o sal com a farinha e gradualmente juntar a massa mãe diluída, até absorver toda a farinha, muito devagar e aos pouco para não ganhar grumos. O resultado e uma massa com consistência peganhenta, é normal.






Tapar a taça e deixar a massa repousar por 10 minutos. Voltar a por as mãos na massa, desta vez puxar a massa dos bordos e dobra-la sobre o centro, virar um pouco a taça e repetir 8 vezes até dar a volta a toda a massa. Agora a massa estará mais consistente e a descolar da taça.







Repetir o ponto anterior mais uma vez, tapar e deixar levedar em local tépido por 1 hora.

Passado este tempo formar um círculo perfeito com a massa e coloca-la sobre um pano de linho ou um pano de cozinha enfarinhado, colocar tudo dentro de uma cesta ou passador de cozinha, tapar e deixar levedar, em local tépido por 3 a 6 horas, ou até duplicar de volume.



Passar então para um tabuleiro sem a amassar e levar ao forno pré aquecido a 220º. Colocar também uma taça de água no forno para dar alguma humidade à cozedura.

Quando o pão tiver a cor desejada, retira-lo do forno e verificar a cozedura batendo com os nos dos dedos no fundo, se fizer um som oco está pronto, se não, levar novamente ao forno.

Atenção: o pão fotografado tem 4x a receita base.


Fotografias de AM
Receita base de “A arte do pão” de Emmanuel Hadjiandreou, MEL Editores

Sem comentários:

Enviar um comentário