Originário do Sudeste da China o kiwi foi exportado para a nova Zelândia por volta de 1900, começou por ser apelidado de groselha chinesa e mais tarde por volta de 1940 foi então batizado de kiwi, homenagem ao pássaro Maori, sem asas, cuja cor é ferruginosa como a casca da fruta.
Trepadeira de folha caduca, tem as folhas grandes de contorno circular e bordos serrilhados. As flores são formadas em número de 2 a 8, na base das folhas de brotações novas. Para que haja frutificação, há necessidade de se plantar variedades que produzem flores femininas (produtoras) e aquelas que produzem flores masculinas (polinizadoras), na proporção de 8:1.
Os frutos são alongados de polpa verde, amarela ou vermelha com muitas sementes pequenas, lisas, brilhantes e pretas e são cobertos de pelos pardos ou, no caso dos amarelos e dos vermelhos,sem pelos.
Nascido já por volta de 1990 o irmão mais novo kiwi verde, o kiwi amarelo distingue-se pelo seu especto em forma de figo e a sua pele lisa e comestível, e especialmente pelo paladar deliciosamente doce, embora menos calórico que o verde e que sugere uma mistura entre vários frutos como a manga, pêssego, melão, limão e mel e a hortelã
Extremamente rico em vitamina C foi usado na antiguidade como uma espécie de elixir da juventude e é, ainda hoje, recomendado na prevenção da anemia, cansaço físico e mental, debilidade orgânica, digestão difícil, fadiga e fraqueza generalizada.
Fotografias de AM
Sem comentários:
Enviar um comentário