sexta-feira, 20 de maio de 2011

Patê de Foie

Ingredientes

750 kg de fígados de pato limpos de veios e gorduras (compro no Jumbo em cuvetes, o de galinha não é mau, mas o de pato é melhor) , alho, louro, cebolinho, picles doces de pepino (marcas alemãs tipo Kühne ou Hengstenberg), azeitonas pretas sem caroço, 2 carcaças, um ovo, bacon fatiado de preferência nobre ou Pingo Doce, azeite e manteiga, vinho branco e vinho tinto qb.



Preparação


Servir uma taça de Vinho Tinto suave ou Verde Branco bem fresco para ir bebericando.

Limpar os fígados de veios e gorduras e temperar com alho (2 dentes) sal e pimenta qb (pouco), uma folha de louro, leite e vinho branco (+/- 1 calice de cada). Deixar repousar 3 a 6 horas (+/-). Frita-los em azeite e manteiga em partes iguais (+/- 2 colheres de sopa de azeite e uma de manteiga), e reservar.
Molhar as duas carcaças em agua e vinho branco, 1/2-1/2.
Passar no 123 ou equivalente os fígados já frios e o pão molhado e escorrido de excessos, juntar um ovo, dois pepinos de pickles doces ou 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico (com os pepinos fica melhor), uma mão cheia de azeitonas pretas descaroçadas em cortadas em fatias e uma boa dose de cebolinho picado. Provar e rectificar os temperos, reservar.

Preparar a forma

A forma não deve ter arestas vivas, pode ser usada uma taça de loiça refractária.
Forrar a forma com papel de estanho, cobrir o fundo com o bacon fatiado (mais ou menos artístico ao gosto do freguês), colocar o preparado do paté e levar ao forno pré aquecido a (+/-) 160º até secar a camada de cima (muda de cor, fica com ar seco contar com 5 a 10 m, não mais), retirar do forno e virar para um tabuleiro, retirar o papel de estanho e levar novamente ao forno para tostar o bacon, a gosto.

Servir frio.

PS. Pode ser preparado com antecedência e congelado antes de ir ao forno.

Fotografia de SG

1 comentário:

  1. Ai se vocês soubessem o quão bom é este patê iam a correr para casa fazer!
    Eu já fiz e ficou muito bom...bem, não tão bom como o da Ana, mas valeu a pena!

    ResponderEliminar