segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Strudell de Salmão, espinafres e ricota


 

Ingredientes

1 molho de espinafres
2 dentes de alho
1 embalagem de Ricota
1 ovo
2 lombos de salmão congelado
1 pequeno molho de salsa
7 ou 8 folhas de massa Filo
2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga com sal
noz-moscada, pimenta, sal e azeite, q.b.






Preparação

Lavar, escorrer e migar grosseiramente os espinafres.

Cozer os lombos de salmão com a salsa e sal por 5 minutos, escorrer e deixar amornar antes de lascar em pedaços grandes.

Numa frigideira grande ou wok fritar o alho com um fio de azeite até dourar por igual. Juntar os espinafres migados, temperar com um pouco de sal e sem parar de os envolver, deixar que percam volume e alguma água. Retirar do lume e deixar arrefecer.

Estando tudo morno escorrer a água que se tiver formado nos espinafres, juntar o queijo Ricota e o ovo, temperar com o sal a noz-moscada e a pimenta e envolver tudo.

 

Pré aquecer o forno a 220º.

Derreter a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas e, num tabuleiro de forno forrado com vegetal ou silicone pincelar uma a uma as folhas de massa Filo sobrepondo-as até ter as 7 ou 8 folhas devidamente amanteigadas.

Convém ter alguma atenção na pintura dos bordos, de resto com tanta sobreposição de camadas o pormenor não é muito importante.

Por fim espalhar a mistura dos espinafres no centro da massa Filo, cobrir com os pedaços de salmão e dobrar os bordos como exemplificado nas fotografias.

  

Levar ao forno por cerca de 30 minutos ou até obter a cor desejada.

 

Fotografias de AM

Sem comentários:

Enviar um comentário