segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Boleima de maçã


 

Ingredientes 
(Ø de 40cm) 

250g de massa de pão
250g de banha de porco
+/-250g de farinha
4 a 6 maçãs reineta
1 chávena (café) de corintos
Canela, noz-moscada, gengibre e açúcar, q.b.

   

Preparação

Sem medo de sujar as mãos, envolver a massa de pão com a banha e, aos poucos a farinha até que a massa se solte das mãos.
A farinha a utilizar depende de vários factores, por exemplo se o tempo está mais quente necessita de mais do que estiver frio.

Pré aquecer o forno a 190º no grill.

Dividir a massa em dois e estender um dos pedaços com o rolo da massa para que fique com 3 a 4cm de espessura. Cortar no formato desejado colocar sobre um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal ou placa de silicone.

Descascar as maçãs, corta-las em gomos com 5cm de espessura e espalhar sobre a massa. Por cima, colocar os corintos e polvilhar com canela em pó, açúcar, noz-moscada ralada e gengibre fresco, ralado, ou em pó.

Cobrir tudo com a restante massa, igualmente estendida com 3 a 4cm, polvilhar com açúcar e canela, e levar ao forno, até que esteja brilhante e dourada. Se o açúcar não caramelizar pode dar-se um pouco de calor de grill mais forte e próximo até que caramelize.

Por ser feita à base de banha, esta tarte não é muito boa para comer quente, deve por isso deixar-se arrefecer um pouco antes de servir.


Fotografias de AM

Sem comentários:

Enviar um comentário