sábado, 25 de julho de 2020

Feijoada Transatlântica











A feijoada transatlantica nasceu da fusão da maravilhosa feijoada Brasileira com o nosso admiravel pernil fumado e a nossa magnifica farinheira.


Ingredientes


½ kg de feijão preto
1 pernil de porco fumado
400g de chambão (vaca)
1 chouriço de carne
1 farinheira
100g +/- de toucinho fumado em naco 
1 cebola bem grande
4 dentes de alho
2 folhas de louro
Azeite, sal e malagueta q.b.

Preparação

...de véspera...

E essencial que o feijão seja cozido na água onde esteve de molho, por isso convém lava-lo bem antes de o pôr de molho por pelo menos 12 horas.
Retirar o courato do pernil fumado, basta fazer um golpe e puxar por uma ponta que ele sai com alguma facilidade, e pôr de molho por 12 horas mudando as águas pelo menos 2 vezes.

...no dia...

Cozer o feijão na água de demolhar, com tampa, até que esteja tenro, +/- 30minutos dependendo do feijão.
Cozer o pernil, o chambão, o toucinho e o chouriço todos juntos em água e sal. Passados 15 minutos retirar o toucinho e o chouriço, mantendo as restantes carnes ate que fiquem tenras e que o pernil se solte do osso.
Depois de bem cozidas retirar da água, sem deitar fora a água, desossar o pernil retirando todas as gorduras, guardar o osso, e cortar todas as carnes em pedaços não muito grandes.

Entretanto… fazer um refogado bem loirinho com a cebola, os alhos picados e azeite a gosto.

    

Furar e espetar um palito em cada ponta da farinheira.

Por fim misturar o refogado, as carnes cortadas e o osso com o feijão, temperar com a malagueta e as folhas de louro, se necessário juntar um pouco de água de cozer as carnes, cobrir com a farinheira, tapar e deixar apurar em lume brando até que a farinheira esteja cozida.

Retirar a farinheira, cortar em fatias bem grossas para não se desfazer, envolver na feijoada e, agora sim, verificar os temperos.

  

Acompanhar com arroz branco, laranja, couve-galega migada, salteada em azeite e alho e para quem gosta, farofa frita com bacon e banana.


Bom apetite...




Sem comentários:

Publicar um comentário