sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Crème Brûlée

 

A receita original é preparada em pequenos ramequins, taças de cerâmica individuais próprias para ir ao forno, mas assim fica igualmente divinal e requintado.





Ingredientes

50cl de leite
50cl de natas líquidas
9 gemas de ovo
160g de açúcar em pó
açúcar mascavado claro q.b.


Preparação

Pré-aquecer o forno a 150º.

Misturar as gemas de ovo com o açúcar em pó antes de juntar o leite e as natas.

    
    

Deitar a mistura através de um passador para um prato de forno fundo e levar ao forno por cerca de 50 a 60minutos, atenção o tempo de cozedura depende muito da altura de líquido e do material do prato. Pode ver-se quando esta pronto quando ao sacudir o prato não houver movimento de líquido no centro.

Retirar do forno, deixar arrefecer e refrigerar por pelo menos 3horas.

Passado esse tempo, passar suavemente a superfície do creme com um guardanapo de papel para tirar a humidade criada pela condensação e polvilhar com uma camadinha de açúcar mascavado. Para a camada ficar lisa ajuda se polvilhar o açúcar com a ajuda de um passador de rede.

   

Para terminar, pré-aquecer o grill do forno no máximo e gratinar o prato de creme polvilhado o tempo suficiente para derreter o açúcar sem aquecer o creme.

Retirar e servir imediatamente, o ideal é comer enquanto o açúcar está morno para ter o doce contraste com o frio do creme.


Fotografias de AM

Sem comentários:

Enviar um comentário