Ingredientes
Para o crescente
50 g de farinha
15 g de fermento de padeiro
1.0 dl de leite morno
1 colher (café) de açúcar
Para o bolo
250 g de farinha
50 g de açúcar
50 g de manteiga com sal
2 ovos
25 ml de cognac
120 g de frutas cristalizadas
50 g de corintos
50 g de pinhões
50 de amêndoa pelada
12 nozes
2 colheres (sopa) de doce de gila, opcional
1 gema de ovo
açúcar granulado, q.b.
Preparação
Crescente
Desfazer o fermento e o açúcar no leite, cuidadosamente para não formar grumos juntar à farinha, cobrir com plástico e colocar em local tépido para levedar por 30 minutos.
Bolo
Pelar e fatiar as amêndoas em palitos, e picar grosseiramente as nozes e metade das frutas cristalizadas.
Derreter a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas, juntar com os ovos inteiros, o açúcar e o cognac e bater até obter um preparado espesso e cremoso antes de, por fim, misturar o crescente.
Deitar a farinha numa taça, formar uma cavidade no meio e, pouco a pouco, com os dedos, misturar o preparado anterior até que toda a farinha tenha sido absorvida e se comece a despegar das mãos. Se necessário juntar mais um pouco de farinha.
Misturar as frutas cristalizadas cortadas, metade das amêndoas, e os restantes frutos secos na massa, formar uma bola, marcar uma cruz com o fio de uma faca, cobrir a taça com plástico e colocar em local abrigado e tépido para levedar por 4 horas.
Passadas as 4 horas colocar a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal ou placa de silicone, formar uma argola furando o centro da bola de massa com as mãos e abrindo até que o seu centro tenha um raio de, pelo menos 15cm, cobrir com o plástico, e deixar levedar por mais 1 hora em local tépido.
Passado 1 hora, pré-aquecer o forno a 170º C.
Para decorar, diluir a gema com uma colher (sopa) de água e pincelar todo o bolo. Decorar com as frutas restantes, o açúcar granulado e o doce de gila.
Levar ao forno por +/- 25 minutos ou até que esteja dourado.
Comer quente, frio, ou torrado com manteiga.
Receita adaptada de “Tesouros da Cozinha Tradicional Portuguesa”
Receita adaptada de “Tesouros da Cozinha Tradicional Portuguesa”
Fotografias de AM
Sem comentários:
Enviar um comentário