sexta-feira, 2 de maio de 2014

Piadina





Ingredientes
(para a Piadina)

2 chavenas (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) bem cheia de banha
2 colheres (sopa) de azeite
+/- 1/2 chávena (chá) de vinho branco e água em partes iguais


Preparação

Derreter a banha em banho maria ou no micro-ondas.

Numa taça grande, misturar a farinha com o sal e o fermento. Abrir uma cavidade no centro e com os dedos começar a envolver gradualmente o azeite, o vinho branco e a banha derretida até formar uma massa pastilhenta. Se for necessário juntar mais água.

  

Retirar a massa da taça para a bancada enfarinhada e trabalhar com as mãos por alguns minutos. Dividir em 3 bocados formando bolas e tapar com um pano húmido ou folha de plástico.

Com o rolo da massa tender uma bola de cada vez até obter uma roda com cerca de 1 mm de espessura, leva-la ao lume numa frigideira pré-aquecida até dourar de um lado e do outro, retirar para um prato e repetir com a bola seguinte.


Ingredientes
(para o recheio)

1 dente de alho
1 queijo mozzarella fresco
3 tomates secos marinados
6 fatias de presunto cortado bem fino
queijo parmesão em fatias finas a gosto
rúcula a gosto
1 limão
azeite q.b.

Montagem

Começar por esfregar o dente de alho cortado ao meio em toda a superfície da Piadina ainda quente, dispor os restantes ingredientes cortados em bocados grandes e acabar com um fio de azeite e umas gotas de limão.

  

Comer quente ou fria, aberta ou dobrada ao meio como uma sanduíche, grande ou pequena como aperitivo, com este recheio ou outro qualquer.



Fotografias de AM

Sem comentários:

Enviar um comentário