quarta-feira, 23 de abril de 2014

Tarte de espinafres e tomatinhos cherry







Ingredientes

1 embalagem de massa quebrada
1 molho de espinafres
3 dentes de alho
6 fatias de bacon
2 ovos
1 embalagem de Ricota
100g de queijo Feta
100ml de natas
2 colheres (sopa) rasas de Parmesão ralado (em falta na foto)
18 tomatinhos cherry (em falta na foto)
azeite e sal e noz-moscada, q.b.


Preparação

Pré aquecer o forno a 200º.

Forrar uma forma de fundo amovível com a massa quebrada, cortar os bordos e picar toda a superfície com um garfo. Forrar o interior com o papel vegetal que envolve a massa e sobre ela deitar feijão ou grão seco suficiente para encher a tarteira até meio.

Levar ao forno pré-aquecido por 10 minutos, retirar o feijão e o papel, pincelar a massa com um pouco da clara dos ovos da receita e levar ao forno por mais 5 minutos.

Entretanto lavar, escorrer e migar grosseiramente os espinafres, picar os dentes de alho e o bacon.

Numa frigideira grande ou wok fritar o alho com o bacon e um fio de azeite, quando o bacon e o alho estiverem tostadinhos por igual, retira-los para um prato mantendo a gordura na frigideira. Nela fritar os espinafres migados com um pouco de sal envolvendo-os continuamente, a intenção é deixar que percam volume e alguma água mas sem cozinhar totalmente. 

  

Retirar do lume, deixar arrefecer, escorrer a água que se tiver formado no fundo e juntar o Ricota, o queijo Parmesão, o queijo Feta cortado em pedaços pequenos, os ovos e as natas, a noz-moscada, o bacon frito com o alho e os tomatinhos inteiros, misturar tudo, retificar o sal, e deitar a mistura na forma previamente preparada com massa quebrada.

Levar ao forno até ter a cor e consistência desejada.

  

Servir quente ou fria como prato ou acompanhamento.


Fotografias de AM

Sem comentários: