sábado, 18 de abril de 2020

Brioche Magnifico






 Ingredientes


500g de farinha tipo 65
150ml dl de leite tepido
1/2 saqueta de fermento tipo fermipam
80g de açúcar mascavado claro ou amarelo
1 colher (chá) bem cheia de sal fino
45g de manteiga
45g de azeite
1 tampa de aguardente velha
2 ovos + 1 gema + 1 gema para pincelar

 Preparação

Juntar o fermento com duas colheres (sopa) da farinha, misturar leite tépido suficiente para envolver tudo e deixar levedar 2 horas dentro do forno desligado (onde não há correntes de ar).

Numa taça ou na batedeira, se for forte, misturar a farinha, o açúcar, o sal, o preparado de fermento, a manteiga derretida, o azeite, a aguardente e os ovos. Bater bem até se separar das paredes da taça, se necessário juntar mais um pouco de farinha.

Passar então para a bancada, trabalhar a massa até estar bem elástica, formar uma bola coloca-la numa taça enfarinhada e colocar a taça dentro do forno desligado juntamente com um copo ou chavena com água e deixar levedar de preferência até ao dia seguinte.

Por fim, amassar a massa já levedada, formar o ou os brioches, dispô-los no tabuleiro ou forma e deixar levedar dentro do forno desligado por mais 2 a 3 horas.

Pré-aquecer o forno a 180º.

Pincelar com a gema de ovo, pode polvilhar com amendoa ou sementes, e levar ao forno até estar assado. 
O tempo de cozedura varia consoante o tamanho do brioche, deve-se por isso verificar a cozedura espetando um palito (posso adiantar que o da imagem levou 35 minutos) quando sair seco está pronto, ou bater com os nós dos dedos na parte de baixo do folar, o som deve ser oco.


Receita e Fotografias de AM




Sem comentários:

Enviar um comentário