terça-feira, 19 de novembro de 2013

Strudell de espinafres e ricotta

  

Ingredientes

1 molho de espinafres
2 cebolos ou 1 alho francês fino
2 dentes de alho
1 embalagem de ricota
1 chavena (café) de queijo parmesão ralado
4 fatias de bacon
1 ovo
7 ou 8 folhas de massa filo
2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga com sal
Azeite e sal, q.b.

Preparação

Lavar, escorrer e migar grosseiramente os espinafres, fatiar os cebolos ou alho francês e picar os dentes de alho e o bacon.

Numa frigideira grande ou wok fritar o alho com o bacon e um fio de azeite até que o bacon esteja tostadinho por igual. Juntar o cebolo/alho francês e fritar mais um pouco, apenas para amolecer.

 
  
  
  

Por fim com o lume no máximo envolver os espinafres migados, temperar com um pouco de sal e, sem parar de os envolver, deixar que percam volume e alguma água mas sem os deixar cozinhar. Retirar do lume e reservar deixar amornar.

Entretanto, derreter a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas.

Pré aquecer o forno a 230º.

Num tabuleiro de forno forrado com vegetal ou silicone colocar uma folha de massa filo e pincela-la com a manteiga derretida, sobrepor nova folha e pincelar com manteiga e assim sucessivamente até ter as 7 ou 8 folhas devidamente pinceladas e sobrepostas.

Convém ter alguma atenção na pintura dos bordos, de resto uma vez que há tanta sobreposição de camadas o pormenor não é muito importante.

  

Voltando ao recheio.

Escorrer a água que se tiver formado no fundo e juntar o mascarpone, o queijo ricotta e o ovo, misturar tudo, retificar o sal e deitar a mistura no meio da massa filo.

  

Dobrar os bordos como exemplificado nas fotografias e levar ao forno por cerca de 30 minutos ou até ter a cor desejada.

  

Fotografias de AM

Sem comentários:

Enviar um comentário