segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Folhado de Alheira com espinafres e maçã

 




Ingredientes

1 rolo de massa folhada rectangular
2 alheiras de caça
1 maçã reineta
1 embalagem de espinafres pré lavados
2 dentes de alho
azeite e sal, q.b.
1 gema de ovo para pincelar
sementes de papoila, girassol, linhaça e sésamo (opcional)


Preparação

Picar os dentes de alho e frita-los em um fio de azeite até estarem dourados, juntar os espinafres, temperar com sal e envolver tudo. Quando os espinafres estiverem mirrados por igual tirar do lume e deixar arrefecer completamente.

Descascar e fatiar a maçã reineta.

Retirar a pele e esborrachar as alheiras até terem o comprimento da base de massa folhada, atenção contar com 2 dedos nas pontas para fechar.

Estender a massa folhada num tabuleiro de forno sem tirar o papel vegetal que a envolve. Marcar 3 faixas imaginárias e cortar as duas faixas de fora em franjas de +/- 2 dedos mantendo a central inteira.

  

No centro da base de massa folhada colocar uma alheira, cobrir com maçã, pôr mais uma alheira e por fim cobrir com os espinafres salteados frios.

Para fechar a massa, começar por fechar as pontas, depois com uma tira de um lado outra de outro sobrepor as franjas formando uma trança.

  

Pincelar com a gema de ovo, polvilhar com as sementes, opcional, e levar ao frigorífico por, pelo menos, meia hora antes de assar, esta refrigeração vai garantir que todas as suas camadas se separam na cozedura fazendo com que ela fique mais folhada.

  

Para assar, pré-aquecer o forno a 200º antes de colocar a trança no forno e cozinhar até obter a cor desejada.

Aguardar 5 minutos antes de servir.



Fotografias de AM

Sem comentários: