terça-feira, 26 de março de 2013

Ovos de Pascoa, cozidos


 

Atenção: Os ovos de aviário tem um banho de um tapa-poros de conservação que impede a fixação da cor. Por esse motivo para ter os ovos tingidos convém que sejam caseiros. Se não forem em vez de usar pigmentos usa-se o próprio tapa poros como se pode ver em baixo.

Ovos caseiros
Ingredientes

6 Ovos á temperatura ambiente
1 mão cheia de sal grosso
½ chávena (café) de vinagre

1 meia de vidro velha
folhagem a gosto

Para a cor:

Amarela – Cascas de cebola, açafrão, cascas de limão;
Vermelha – beterraba, paprika, framboesa;
Laranja – Cenoura;
Roxa – Vinho tinto, couve roxa;
Verde – Espinafres;
Azul – Amoras azuis
Castanha – Café, chá.

Preparação

Lavar os ovos á temperatura ambiente, é importante para não racharem, em água quente, dispor as folhas como desejar de encontro á casca e colocar a meia de vidro dando um nó apertado na base.


 

Colocar os ovos já decorados numa panela, juntar o ingrediente/cor escolhido, neste caso em pedaços pequenos, a água, o sal e o vinagre, levar ao lume por 20 minutos, desligar e deixar arrefecer dento da água.

Estando frios, retirar a meia e as folhas, passar por água e deixar secar.



Ovos de aviário
Ingredientes

 

6 Ovos
1 mão cheia de sal grosso
½ chávena (café) de vinagre

1 meia de vidro velha
folhagem a gosto

Preparação

Lavar os ovos com água quente, detergente e esfregão abrasivo para tirar a camada exterior do tapa-poros, dispor as folhas como desejar de encontro à casca e colocar a meia de vidro dando um nó apertado na base.

Colocar os ovos já decorados numa panela com a água, o sal e o vinagre, levar ao lume por 20 minutos, desligar e deixar arrefecer dento da água.

Estando frios, retirar a meia e as folhas, lavar esfregando com os dedos de forma a tirar a película que de tapa-poros que se solta e deixar secar.

Fotografias de AM

Sem comentários:

Enviar um comentário