sábado, 16 de março de 2013

Folar de erva doce 2013

  

Ingredientes

15 gr de fermento de padeiro ou 40 gr de fermento “fermipam”
0.5 kg de farinha
120 gr de açúcar
2 ovos (temperatura ambiente)
200 ml leite
100 gr de manteiga com sal
3 colheres (sopa) de aguardente

1 colher (café) de canela em pó
1 colher (café) de erva-doce em pó
ovos cozidos para colocar sobre o folar (opcional)
1 gema de ovo para pincelar

Preparação

Cozer os ovos para colocar sobre o folar, com casca de cebola ou beterraba e deixa-los arrefecer completamente.

Dissolver o fermento num pouco do leite, tépido, e juntar com +/-1/4 da farinha e 1 colher (chá) do açúcar, amassar e deixar levedar cerca de 20 minutos em sitio abrigado.

Numa taça deitar a restante farinha e o açúcar, formar uma cova no meio e, com a ponta dos dedos, começar a misturar, um de cada vez, os ovos, o leite tépido e o preparado de fermento, sempre do centro para fora até toda a farinha ser absorvida.

Por fim juntar a manteiga derretida em banho-maria, no caso de usar margarina juntar uma pitada de sal, a aguardente, a canela e a erva-doce, e trabalhar a massa até obter uma massa lisa, com bolhas de ar e que se solte das mãos. Atenção dependendo do tamanho dos ovos pode ser necessário corrigir a quantidade de farinha ou de leite.

Envolver a taça num saco de plástico e coloca-la em local tépido para levedar a massa até ao dobro do seu volume, 2 a 5 horas dependendo da temperatura ambiente.

 

Estando levedada, dividir a massa em dois, amassa-la um pouco para tirar as bolhas de ar, formar os folares, com ou sem ovo, colocar num tabuleiro de forno enfarinhado, cobrir com o plástico e deixar levedar por mais ½ hora antes de pincelar com o ovo.

 

Assar em forno pé-aquecido a 170º.


Fotografias de AM


2 comentários: