terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Bolo-Rei

 

Ingredientes

Para o crescente

50 g de farinha
15 g de fermento de padeiro
1.0 dl de leite morno
1 colher (café) de açúcar

Para o bolo

250 g de farinha
50 g de açúcar
50 g de manteiga com sal
2 ovos
25 ml de cognac
120 g de frutas cristalizadas
50 g de corintos
50 g de pinhões
50 de amêndoa pelada
12 nozes
2 colheres (sopa) de doce de gila, opcional
1 gema de ovo
açúcar granulado, q.b.

Preparação

Crescente

Desfazer o fermento e o açúcar no leite, cuidadosamente para não formar grumos juntar à farinha, cobrir com plástico e colocar em local tépido para levedar por 30 minutos.

Bolo

Pelar e fatiar as amêndoas em palitos, e picar grosseiramente as nozes e metade das frutas cristalizadas.

Derreter a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas, juntar com os ovos inteiros, o açúcar e o cognac e bater até obter um preparado espesso e cremoso antes de, por fim, misturar o crescente.

Deitar a farinha numa taça, formar uma cavidade no meio e, pouco a pouco, com os dedos, misturar o preparado anterior até que toda a farinha tenha sido absorvida e se comece a despegar das mãos. Se necessário juntar mais um pouco de farinha.

Misturar as frutas cristalizadas cortadas, metade das amêndoas, e os restantes frutos secos na massa, formar uma bola, marcar uma cruz com o fio de uma faca, cobrir a taça com plástico e colocar em local abrigado e tépido para levedar por 4 horas.

Passadas as 4 horas colocar a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal ou placa de silicone, formar uma argola furando o centro da bola de massa com as mãos e abrindo até que o seu centro tenha um raio de, pelo menos 15cm, cobrir com o plástico, e deixar levedar por mais 1 hora em local tépido.

  

Passado 1 hora, pré-aquecer o forno a 170º C.

Para decorar, diluir a gema com uma colher (sopa) de água e pincelar todo o bolo. Decorar com as frutas restantes, o açúcar granulado e o doce de gila.
Levar ao forno por +/- 25 minutos ou até que esteja dourado.

Comer quente, frio, ou torrado com manteiga.


Receita adaptada de “Tesouros da Cozinha Tradicional Portuguesa” 

Fotografias de AM

Sem comentários: