segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Empada de carnes






Ingredientes

1 dose de massa de empada (ver receita)
1 agulha de +/- 600g
200g de carne de porco magra
2 salsichas frescas
250g de cogumelos brancos (Agaricos bisporus)
3+2 dentes de alho
½ ramo de salsa
1 colher (sopa) bem cheia de manteiga
+/- 3+2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) bem cheia de farinha maisena
Sal, q.b.


Preparação

Preparar a massa de empada conforme receita em http://www.anamiuda.com/2011/09/massa-de-empada.html

Cortar as carne em pedaços pequenos, retirar a pele e desfazer as salsichas, lavar e fatiar os cogumelos, fatiar o alho e picar a salsa, e dissolver a maizena num pouco de água ou vinho branco.

Numa frigideira fritar os dois dentes de alho picado com o 2 colheres de azeite até estar dourado, juntar os cogumelos, polvilhar com sal grosso e saltear por 2 ou 3 minutos.

Retirar os cogumelos para um prato e, na mesma frigideira, deitar a manteiga, o restante azeite e 3 dentes de alho picado, assim que começar a ganhar cor juntar as carnes, temperar com sal grosso, fritar todos os pedaços por igual e baixar o lume até que a carne esteja toda cozinhada.

Juntar os cogumelos pré-cozinhados, misturar a maizena dissolvida e sempre no lume mexer o preparado até engrossar o molho. Misturar a salsa picada e reservar.

Pré-aquecer o forno a 190º.
  
  

Com o rolo da massa estender 2/3 da massa bem fina, forrar o fundo e os lados de uma tarteira de fundo amovível, rechear e cobrir com a restante massa igualmente fina. Fechar bem os bordos e decorar com as sobras. Pincelar com o ovo batido e assar até ter a cor desejada.

Servir com uma salada verde bem temperada.



Fotografias de AM

Sem comentários:

Enviar um comentário