terça-feira, 12 de junho de 2012

Pão ou Bolo do caco















Pão, ou bolo, Madeirense, deve o seu o nome ao facto de ser originalmente cozido sobre um "caco" de telha colocado sobre as brasas.


Ingredientes
Para 4 pães


500g de farinha de trigo
1 colher (sopa) muito bem cheia de fermento tipo fermipan
300g de puré de batata doce (branca ou amarela)
1 colher (café) cheia de sal
150ml de água



Para a manteiga

100g de manteiga com sal
1 colher (café) bem cheia de colorau picante
16 pés de cebolinho fresco


Preparação

Cozer a batata-doce (+/- 400g em cru) com casca, escorrer bem, descascar e reduzir a puré, pesar 300g e deixar arrefecer.

Numa taça misturar o fermento e o sal na farinha, formar uma cova no meio e, com a ponta dos dedos, começar a misturar o puré de batata-doce e a água tépida, sempre do centro para fora até toda a farinha ser absorvida. Trabalhar a massa até ficar homogénea e se começar a soltar das paredes.

Dividir a massa em 4 partes iguais, formar bolas, polvilhar com farinha e colocar num tabuleiro enfarinhado. Colocar o tabuleiro dentro de um plástico entufado, num sítio com temperatura amena para levedar por uma hora ou até duplicar o volume.

   
Entretanto, misturar o colorau picante e o cebolinho cortado fino com a manteiga à temperatura ambiente e refrigerar até que os bolos estejam prontos.

Quando a massa estiver bem levedada, aquecer uma frigideira anti aderente e colocar uma bola de massa de cada vez para cozinhar, em lume brando, de um lado e de outro até que, ao bater, faça um barulho oco.

Servir bem quente com a manteiga.



Fotografias de AM
Receita adaptada de http://mym-pt.blogspot.pt/2010_07_01_archive.html

Sem comentários:

Enviar um comentário