terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Trufas de chocolate preto


 

Ingredientes

100g de chocolate lindt 70%
100g de chocolate outra outra marca 70%
170g de natas
25g de manteiga
10ml de kirch, rum ou whisky (não facultativo)
Cacau em pó, q.b.

100g de chocolate lindt 70%
40g de chocolate de leite
1 pitada de pimenta preta

Preparação

Picar o chocolate finamente com uma faca, ralador ou picadora eléctrica, colocar numa taça e juntar a manteiga em pedacinhos pequenos.

Ferver as natas e deitar imediatamente sobre o chocolate mexendo bem até que esteja todo derretido por igual.

Colocar a taça dentro de um recipiente com água fria, e misturar o kirsh, rum ou whisky mexendo sempre, até que o preparado fique homogéneo e brilhante.

Tapar o preparado com película aderente e refrigerar no mínimo durante 4 horas.

  
  

Depois de bem refrigerado moldar pequenas bolas com as mãos. Este processo de pode tornar-se complicado porque o chocolate se derrete facilmente nas mãos, a melhor forma é manter as mãos frias e enfarinhadas de cacau.

Depois de enroladas todas as trufas, deixa-las repousar enquanto se pica o restante chocolate e, juntamente com a pimenta, se coloca em banho-maria em lume brando, numa panela com um fundo de água já a ferver, (atenção, a água não deve tocar o recipiente do chocolate).

Quando o chocolate estiver derretido, desligar o lume e, com a ajuda de um garfo largo, colher ou simplesmente de uma agulha comprida, banhar as trufas, uma a uma, colocando-as para arrefecer numa superfície fria, forrada com papel de estanho.

Notas importantes:

As trufas não devem ficar muito tempo dentro do chocolate para não derreter, contaminando o chocolate da cobertura com o da própria trufa.

Deixar arrefecer ao ar, se forem colocadas no frigorífico perdem o brilho.

Não esquecer que as trufas são feitas com natas frescas e, por não terem qualquer conservante, devem ser consumidas rapidamente.


Fotografias de AM

2 comentários: