segunda-feira, 18 de julho de 2011

Torta de chocolate


 

Ingredientes

5 ovos
1 chávena de chá de açúcar
200g de chocolate 70% cacau
1 colher (café) de pó de café
1 pitada de pimenta preta
papel vegetal

Recheio(s) 

½ chavena (chá) de doce de alperce
Ou 
1 pacote de natas
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sumo de limão




Cobertura

Ver receita glacê de chocolate

Preparação 

Pré aquecer o forno a 190º.
Derreter o chocolate com a pimenta em banho-maria. 
Bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e homogéneo. Juntar o chocolate derretido, e por fim envolver, cuidadosamente, as claras em castelo bem firme.
Deitar a mistura num tabuleiro, forrado com papel vegetal untado com manteiga e farinha, e assar por cerca de 12 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno, desenformar para uma grelha e cobrir com um pano húmido até arrefecer. 

    

Depois de frio virar para um papel vegetal polvilhado com açúcar em pó, retirar o papel vegetal que foi usado para ir ao forno, e acertar os bordos.

O(s) recheio(s)

Aquecer o doce de alperce e tritura-lo com a varinha mágica. Espalhar sobre toda a superfície do bolo e deixar arrefecer bem antes de enrolar a torta e por a cobertura.

Ou

Bater as natas o açúcar, em chantili bem firme e misturar o sumo de limão. Cobrir toda a superfície do bolo, deixando uma pequena margem a toda a volta. Enrolar a torta com a ajuda do papel vegetal sem apertar muito e colocar no frio por +/- 1 hora antes de tirar o papel e por a cobertura de chocolate.


Fotografias de AM e MB

Sem comentários:

Enviar um comentário